Comprar bem de menor valor que o crédito do consórcio

Comprar bem de menor valor que o crédito do consórcio

Ao ser contemplado no consórcio, por sorteio ou lance, o participantes do grupo ganha o direito de usar o crédito para comprar o bem ou contratar o serviço desejado. Além de ter à disposição o crédito atualizado na data da assembleia de contemplação, o consorciado ainda pode aproveitar a liberdade que a modalidade oferece para fazer o melhor negócio. 

 

Ele pode, por exemplo, escolher um bem diferente do planejado inicialmente, desde que seja pertencente à mesma categoria da referência contratada.

 

Se o bem desejado tiver um valor maior do que o crédito, o consorciado pode complementá-lo com recursos próprios. Já se tiver valor menor, cabe a ele escolher como usar a diferença, dentre as opções que explicaremos abaixo:

 

Como usar a diferença

Uma das suas possibilidades é pagar despesas relacionadas ao bem ou serviço, como documentação, impostos e seguro. O consorciado pode usar até 10% do crédito para isso.

 

Outra é antecipar parcelas do consórcio. Dá para pagar as próximas a vencer, da última para a primeira, ou até reduzir o valor de todas as prestações em aberto. Vai depender do que está no contrato!

 

Por fim, também é possível receber a diferença em dinheiro, desde que o saldo devedor esteja quitado.

 

Essas regras, que deixam o consórcio ainda mais versátil e flexível às necessidades do consumidor, foram determinadas pelo Banco Central do Brasil, na Circular nº 3432. É papel da administradora garantir que elas sejam cumpridas.

 

Outros usos do crédito

Mas essas não são as únicas facilidades do consórcio. Com o crédito do consórcio é possível até mesmo quitar o financiamento. E que você tem até o encerramento do grupo para escolher o melhor momento de utilizá-lo. Aproveite!

 

Fonte: ABAC

Outras matérias

Simulação Exclusiva

Simulação Exclusiva

Está interessado em crédito:

Para você Para sua empresa

Seja Um Parceiro