Programe a sua compra com nossas dicas

Programe a sua compra com nossas dicas

Através do consórcio você tem várias vantagens na hora de realizar a sua aquisição. Poder pagar à vista, por exemplo, é uma das principais. Sendo assim é fundamental para uma compra segura e vantajosa, conhecer a fundo sobre a utilização da carta de crédito e com isso, ter a chance de conseguir além de bons descontos uma negociação tranquila e inteligente.

 

Confira nossas dicas:

 

1) O que posso comprar com o meu crédito contemplado?

 

Assim que for contemplado por sorteio ou lance no consórcio, você pode usar o créditocontemplado para comprar qualquer bem ou contratar qualquer serviço pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Então, se você fizer um consórcio para adquirir automóvel, vai poder escolher usar o crédito contemplado para comprar qualquer tipo ou marca de veículo que desejar ou até mesmo adquirir aeronave, embarcação ou máquinas e equipamentos, já que esses bens móveis também fazem parte da mesma categoria que o automóvel.

 

Para entender como são divididos os grupos de consórcio e, assim, saber o que os participantes de cada grupo podem comprar, veja abaixo:

 

Grupo de bens imóveis:

Qualquer bem imóvel, construído ou na planta, inclusive terreno. Nesse grupo, também está incluída a opção de reforma do imóvel, desde que em município de operação da administradora de consórcio ou em município diverso com autorização da administradora, se o contrato estiver referenciado em bem imóvel.

 

Grupo de bens ou conjunto de bem móveis:

Veículo automotor, aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos.

 

2) O que acontece se eu comprar um bem ou serviço com preço inferior ao valor da minha carta de crédito?

 

Se o valor do bem ou serviço que você vai adquirir for menor do que o valor recebido por meio da contemplação, a diferença pode ser utilizada a seu critério, da seguinte maneira: 

 

I – Pagamento de despesas (transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguro) relacionadas à aquisição do bem ou do serviço, usando até 10% do valor total de crédito recebido na contemplação;

 

II – Quitação de prestações do consórcio, conforme estabelecido em contrato;

 

III – Recebimento da diferença em espécie, desde que suas obrigações financeiras para com o grupo e administradora estejam totalmente quitadas.

 

3) E se o preço do bem ou serviço for maior do que o valor do meu crédito?

 

Nesse caso, você pode complementar o valor do bem ou serviço com recursos próprios. E vale destacar que, no caso do consórcio de imóveis residenciais pela Caixa Consórcios S.A., você pode ainda usar seu FGTS.  

 

4) Onde posso comprar o bem ou contratar o serviço com meu crédito contemplado?

 

No Sistema de Consórcios, você tem total liberdade para escolher o fornecedor do qual deseja adquirir o bem ou serviço. Para isso, basta comunicar à administradora, nos termos do contrato, as suas escolhas.

 

5) Como é feito o pagamento para o fornecedor escolhido?

 

Quem irá realizar o pagamento do seu bem ou serviço é a administradora de consórcios que administra sua cota. Ela assume total responsabilidade pela operação. Por isso, é sempre importante procurar uma empresa autorizada a funcionar pelo Banco Central.

 

6) Eu preciso apresentar garantias para adquirir o bem desejado?

 

Como o objetivo do consórcio é unir pessoas em um grupo para formar uma poupança única, da qual todos os participantes podem usar uma parte para comprar um bem ou contratar um serviço, é muito importante que cada consorciado seja pontual com seu pagamento, mesmo depois de ser contemplado por sorteio ou lance.

 

Assim, uma das medidas para manter a segurança e o direito de compra de todos os participantes do grupo tomadas pela administradora, como regra geral, é pedir como garantia o próprio bem adquirido com o consórcio. Por exemplo: se você comprar um carro com o consórcio, deverá apresentar o próprio veículo como garantia.

 

No caso de consórcio imobiliário, a garantia pode ser o próprio imóvel adquirido com o consórcio ou outro imóvel do consorciado.

 

Fonte: ABAC

 

Outras matérias

Simulação Exclusiva

Simulação Exclusiva

Está interessado em crédito:

Para você Para sua empresa

Seja Um Parceiro